Sobre
História
Desde da construção do Complexo Portuário, a Vila de Suape, como todos os territórios que estão em seu entorno, foram objeto de uma transformação constante que progressivamente explorou os moradores locais de muitos recursos fundamentais.
Em paralelo muitas imagens foram “roubadas”, a partir dos anos setenta. Imagens produzidas por instituições, jornalistas ou artistas, que em muitos casos não foram devolvidas às comunidades que retratam. Assim, esse museu virtual visa disponibilizá-las para que as memórias sejam compartilhadas e se tornem um ponto de partida para reflexão sobre o futuro.
Seção
Coordenado pelo Laboratório de Antropologia Visual (LAV), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco, o Museu Suape configura-se como um conjunto de ações realizadas no território de Suape e que propõe, de forma virtual disponibilizar imagens produzidas sobre o lugar ao longo dos últimos cinquenta anos, para que as memórias sejam compartilhadas e se tornem um ponto de partida para reflexão sobre o futuro. A iniciativa é realizada em etapas, com incentivo, financiamento e apoio diversos.
Em 2022, a iniciativa foi contemplada com o 7º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, ofertado pela Fundarpe, na categoria Acervo Documental e Memória Cultural.
Equipe
Equipe geral Museu Suape
Coordenação
- Alex Vailati
Pesquisa
- Ana Cláudia Rodrigues
- Caroline Almeida
- Hugo Menezes
- Jaciane Silva
- Júlia Morim
- Maíra Acioli
- Polly Cavalcanti
- Renata Mesquita
- Rayana Mendonça
- Walter Andrade
Curadoria
- Camila Maria dos Santos
- Marcos César Martins Pereira
Equipe Audiovisual
- Miguel Bittencourt
- Rennan Peixe
- Thiago Hora
Assessoria de Comunicação
- Akuenda Translesbicha Buarque De Souza
Designer
- Olívia Morim