Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MISPE)

Nome do Projeto

• Crônicas de uma Transformação: preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto do Suape

Ano da Coleção

• Décadas de 1970 e 1980

• Carlos Cordeiro

• Alex Vailati
  • Julia Morim
  • Walter Andrade
  • Polly Cavalcanti
  • Rayana Mendonça
  • Miguel Bittencourt

Data de Publicação

• Maio de 2023

Palavras-chave

• porto, suape, construção, aéreas, políticos, festas, trabalho, draga, pesca, meio ambiente, trem,

• Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura/FUNCULTURA

O projeto

O projeto é uma ação de salvaguarda do patrimônio audiovisual pernambucano por meio da digitalização, publicização e divulgação  do acervo de filmes sobre a construção do Porto do SUAPE  sob guarda do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MISPE).O projeto, que foi aprovado no 13º Edital do Programa de Desenvolvimento da Produção Audiovisual de Pernambuco na categoria Preservação do Audiovisual Pernambucano, teve início em junho de 2021 com o processo de higienização e digitalização do acervo, através de escaneamento quadro por quadro, em máxima resolução (DXP 4K) do material.

As gravações foram realizadas pelo cinegrafista recifense Carlos Cordeiro no período entre 1977 e 1982, em formato Super 8, colorido e mudo. Atualmente o acervo é conservado nos espaços da Casa da Cultura, onde opera temporariamente o MISPE, aguardando a reestruturação da sede do museu, e o acervo digital está também disponível no Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MISPE), no Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Federal de Pernambuco (LAV/UFPE) e no Arquivo Público Estadual de Pernambuco João Emerenciano.

O presente projeto visa tornar pública as gravações que documentaram a construção do complexo portuário e seus impactos. Este material, do ponto de vista social, é de grande interesse por apresentar gravações inéditas que precedem a construção do porto, que podem ser objetos de futuras pesquisas. Em segundo lugar, se impõe como necessária a restituição deste acervo para a sociedade, notadamente para as comunidades interessadas, objetos nos últimos quarenta anos de múltiplos processos exploratórios, propulsionados pelo empreendimento, o desenvolvimento de um turismo predatório e mais recentemente da poluição ligada ao derramamento de óleo, em 2019. No que diz respeito à relevância deste acervo pela cinematografia pernambucana, podemos destacar a necessidade urgente de aprofundar a história do documentário em Pernambuco.

A Coleção

Composto por 75 bitolas em Super 8, de duração média de 3 minutos, com gravações brutas das várias fases da construção do Porto do Suape, bem como relativas a manifestações culturais, cerimônias de casamentos, visitas de autoridades, entre outras temáticas, o acervo tem duração total de cerca de 220 minutos de gravações mudas, incluindo um documentário editado, com duração de 12 minutos.