PECCIPS – FUNDAJ

Nome do projeto

• Acervo Programa Ecológico e Cultural do Complexo Industrial e Portuário de Suape (PECCIPS)

Ano da coleção

• 1977-1978

• Sidney Waissman
  • Aderbal Brandão

• Alex Vailati
  • Maíra Acioli

Data da publicação

• Maio de 2023

Palavras-chave

• PECCIPS, Porto de Suape, Paisagem, Vila de Suape, Modos de Vida, Ouriçada, Pastoril

• Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco/ FACEPE

O Programa Ecológico e Cultural do Complexo Industrial e Portuário de Suape (PECCIPS) foi desenvolvido entre 1977 e 1979, fruto um convênio entre o governo do estado de Pernambuco e o Centro Nacional de Referências Culturais (CNRC), iniciativa fundada em 1975 pelo designer e gestor pernambucano Aloísio Magalhães.

Entre seus objetivos estavam a investigação da realidade urbana, cultural, social e ecológica da chamada “Região Programa” de Suape – a área de influência do Porto de Suape. A proposta pretendia oferecer subsídios para que a implantação do CIPS se desse “segundo preceitos de adequação ao ambiente e harmonia com a cultura local do país”.

Os estudos e levantamentos podem ser consultados na Biblioteca da Agência Condepe/Fidem.

A coleção

A coleção de fotografias do PECCIPS encontra-se hoje abrigada pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), compondo o acervo iconográfico do seu Centro de Documentação e Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (CEHIBRA). São 7.317 fotografias digitalizadas, das quais 302 são slides coloridos. As demais são fotografias em preto e branco. A maior parte do acervo é acompanhada de fichas descritivas onde estão indicadas a autoria, especificações técnicas, observações do fotógrafo sobre a qualidade da imagem, localidade e data de produção da fotografia.

A região documentada, de 52 mil hectares, vai desde as imediações da Praia de Barra de Jangada até uma parte da praia Porto de Galinhas, envolvendo na sua extensão o Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Nossa Senhora do Ó, Ponte dos Carvalhos e outras localidades. Pelas imagens aéreas, feitas em voos de helicóptero, temos um panorama dos aglomerados urbanos, indústrias, vilas, assim como aspectos do meio ambiente como a vegetação, os rios e mangues, entre outros elementos da paisagem. As fotos feitas em terra mostram, com maior ou menor proximidade com a população, aspectos da vida cotidiana e das atividades produtivas, festas populares, edificações históricas, elementos da vegetação e outros.

As mais de sete mil fotografias foram produzidas entre novembro de 1977 e maio de 1978. A imensa maioria foi produzida por Sidney Waismann; uma pequena parte é de autoria de Aderbal Brandão. Ambos integravam a equipe interdisciplinar do Programa Ecológico e Cultural do Complexo Industrial e Portuário de Suape — o PECCIPS: Sidney atuava na função de fotógrafo, enquanto Aderbal compunha a equipe enquanto técnico da área urbanística.

Apresentamos aqui uma amostra dessas imagens, que permitem observar as características do acervo, assim como conhecer um pouco do que era a região de Suape antes da instalação do CIPS. A organização de catalogação deste acervo é fruto do trabalho desenvolvido na construção da tese de doutorado de Maíra Acioli, pesquisadora do Laboratório de Antropologia Visual e aluna no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.